Informações e vendas: (62) 3240-2300
Portal do corretor Portal do cliente

Blog

Mais lidas

Home    /    Expectativas do mercado imobiliário para 2022

Mercado Imobiliário, Tendências , Imóveis

21/01/2022

Expectativas do mercado imobiliário para 2022

Com o novo ano se iniciando, os planos são colocados em ação, mas se informando dos possíveis cenários e previsões do mercado imobiliário, as chances de fazer bons investimentos são mais positivas. Por isso se faz necessário se informar das tendências e novidades do setor que nos últimos 2 anos provou ser uma das áreas mais promissoras no mercado de investimentos. Confira a seguir as expectativas do mercado imobiliário para 2022.

Influência da pandemia da covid-19 

Para determinar as projeções do que vem a seguir, é preciso fazer um retrospecto do cenário do mercado imobiliário nos últimos anos. Sendo assim, citar o maior desafio, a pandemia que inevitavelmente afeta ainda, vários setores da economia. Mas que no segmento imobiliário, por outro lado, trouxe resultados positivos surpreendentes. Principalmente  no ano de 2021 em que o setor se destacou, esperando-se que as projeções para 2022 sejam ainda mais otimistas.

 

Cenário do mercado imobiliário em 2021

  Alguns fatores contribuíram para o aquecimento do setor imobiliário, como a liberação das obras que colaboraram com o aumento do custo da construção civil. O aumento da taxa selic, a permanência da baixa taxa de juros também movimentou a economia brasileira. Além disso, o avanço da vacinação da população trouxe mais esperança para o mercado e o resultado foram os recordes de crescimento.

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, de janeiro a setembro de 2021 houve um aumento de 37,6% nos números de lançamentos, fechando em cerca de 171.013 unidades. No setor de vendas o crescimento chegou a 22,5% para 187.952 unidades, gerando estoque de -3,39%.

 

Tendências e expectativa do mercado imobiliário em 2022

Considerando os números positivos do ano anterior, sem grandes surpresas pode-se esperar uma ascensão contínua. Sobretudo com o crescimento exorbitante da concessão de crédito imobiliário em 2021, que somou R$171,847 bilhões de janeiro a outubro, e assim a expectativa é um novo recorde em 2022. 

No que se refere ao comportamento do consumidor existe a previsão de novas tendências, em relação a preferência do tipo de imóvel mais procurado. Sendo assim é possível definir os aspectos que serão levados em consideração no momento da escolha. 

Imóveis maiores 

Uma pesquisa feita no Brasil, constatou o aumento de 30% na busca por imóveis de dois quartos, assim como nas unidades com três e quatro. O isolamento que impedia as pessoas de saírem, fez notar a necessidade de mais espaço. Principalmente para aqueles que começaram a trabalhar na modalidade Home Office, perceberam o desconforto que ambientes menores causam. 

Por isso, a tendência são os imóveis maiores ou com plantas flexíveis que possibilitem ainda investir na infraestrutura. Mesmo que futuramente dispense a necessidade do trabalho em casa, ainda será possível adicionar outras funcionalidades ao espaço. 

Área de Lazer 

Levando em consideração até então os efeitos da pandemia como o isolamento e o distanciamento social. Notou-se também uma maior procura por empreendimentos que oferecem espaços ligados a várias atividades de lazer.

As áreas comuns que se destacam nesse quesito são espaços abertos, jardins, com piscina, academia externa, pet place uma vez que proporcionam mais áreas livres para quem já vai ficar muito tempo dentro de casa.

 

Processos digitais e sem burocracia

Mais uma tendência que  trouxe o futuro pra mais perto, são as negociações totalmente online. Dessa maneira dispensa aquele processo longo e burocrático. Afinal, antes era preciso se deslocar até a imobiliária para começar o relacionamento com o corretor. Posteriormente, vem a sondagem sobre as principais necessidades do interessado e por fim, encontrar o imovel ideal.

No entanto, com esse novo modelo de transação, as muitas visitas ao espaço físico do negócio, idas a cartórios, autorizações também podem ser facilmente resolvidas sem sair de casa.  


Agora que você conferiu algumas tendências e conheceu as expectativas para o mercado imobiliário em 2022, aproveite para se aprofundar no assunto e acompanhar as notícias e alguns indicadores, para fazer o melhor investimento. Fique ligado(a) em nosso Blog. Pelas nossas redes sociais Facebook e Instagram você também conhece os empreendimentos modernos que correspondem às suas expectativas e as principais tendências. Receba conteúdos gratuitamente.

Voltar