Informações e vendas: (62) 3240-2300
Portal do corretor Portal do cliente

Blog

Mais lidas

Home    /    Saiba como escolher um apartamento na planta

Apartamento na planta, Dicas

16/11/2021

Saiba como escolher um apartamento na planta

Se você pretende economizar tempo e dinheiro, o apartamento na planta é uma ótima escolha . Pois além de ser muito rentável, os valores costumam ser mais baixos e com alto potencial de valorização. No entanto, essa escolha pode ser, para muitos, um grande desafio. Afinal, por se tratar de um projeto, existe a dificuldade em compreender como ficará o imóvel no momento da entrega. Então para te ajudar a escolher o seu apartamento na planta, preparamos algumas dicas.

Pesquisa 

Antes de qualquer passo ou decisão, a pesquisa é sempre a mais importante. Afinal sabemos que como qualquer investimento existem riscos. Se tratando de imóveis na planta, lidamos com atrasos ou outros impedimentos que ameaçam a segurança de quem opta por essa forma de adquirir um apartamento.

 Por isso, verifique com cautela o histórico da incorporadora, busque referências, e procure conhecer empreendimentos anteriores já entregues. Também é relevante verificar se não há nenhuma ação contra a empresa a fim de  checar sua credibilidade e comprometimento. Todas as plantas devem ainda ser aprovadas junto à prefeitura e registradas no Cartório de Registro de Imóveis. Então vale a pena averiguar esse ponto para que você tenha mais segurança e confiança nesse investimento.

Apartamento na planta

 

A planta de um apartamento é nada mais que a apresentação do imóvel visto de cima com os cômodos delimitados. Quando se tem em mãos a planta, é o momento que começa a análise, para saber se é mesmo o seu lar ideal. Por isso a importância de analisar cuidadosamente o formato de cada cômodo,  as medições entre cada espaço e as possibilidades de personalização.

 

Planta Humanizada

 

 A maioria das incorporadoras e construtoras apresentam também a planta humanizada a qual permite maior compreensão, já que utiliza cores, texturas, efeitos de iluminação, sombra e objetos como móveis e itens decorativos para transformar um desenho técnico e complexo em um projeto mais humano e de fácil entendimento. Por meio desses desenhos e plantas, é possível ter uma noção real dos espaços e cômodos.

Agora que você tem em mãos a planta do imóvel e sabe a importância de avaliá-la com cuidado. Vamos aos pontos que merecem maior atenção.

 

Tamanho

Um dos mais importantes aspectos, é a análise do tamanho do imóvel. Primeiro verifique se esse é o imóvel que você e a sua família procuram, especialmente se tratando da parte estrutural. Posteriormente analise a metragem total do apartamento e se ela oferece espaço suficiente para que todos se sintam confortáveis. E também se as dimensões dos cômodos facilitam a circulação, ou precisam de adequação para ficarem mais funcionais.

 

Posição  e Iluminação

Outro aspecto relevante é a posição do apartamento. Esta por sua vez  merece atenção devido ao impacto na incidência de luz solar e na ventilação. Por exemplo, aqueles apartamentos com sol da manhã tendem a esquentar menos do que aqueles com sol da tarde.

Apesar de não existir uma regra, tudo dependerá do que você mais se identifica e seu gosto. De qualquer forma, a iluminação solar também é importante para reduzir a umidade do imóvel. Por isso dê prioridade aos quartos, no qual é o local que deve proporcionar mais conforto. 

A ventilação também tem impacto na comodidade, portanto opte por imóveis com pé direito alto, corredores bem posicionados. Além disso, os ambientes integrados favorecem a passagem do ar por promover maior amplitude dos espaços.

Todos os pontos apresentados são essenciais, mas lembre-se que ao fazer um bom investimento é preciso ter calma e planejamento. Assim, será mais mágico vivenciar todos os benefícios de comprar um apartamento na planta. 

 

Esse conteúdo foi relevante para você? Aproveite e confira também 5 vantagens de comprar um apartamento na planta em Goiânia! Conheça nosso blog e descubra mais novidades, dicas e tendências do mercado imobiliário. Acompanhe também nosso Facebook e Instagram para conhecer nossos produtos e serviços.




Voltar