Informações e vendas: (62) 3240-2300
Portal do corretor Portal do cliente

Blog

Mais lidas

Home    /    Adão News: empreendimentos mixed use mesclam moradia e trabalho e tornam-se tendência no mercado

Imóveis, Mercado Imobiliário, Tendências

09/05/2022

Adão News #2: empreendimentos mixed use mesclam moradia e trabalho e tornam-se tendência no mercado

Efeito dos últimos dois anos, o cenário pós-pandêmico do mercado imobiliário hoje é marcado por mudanças comportamentais que interferem diretamente no desenvolvimento e transação de imóveis. Isso torna-se notável após uma recapitulação.

No nosso primeiro Adão News falamos sobre algumas das tendências criadas pela pandemia. Além do afastamento dos centros urbanos, as pessoas passaram a priorizar também a saúde mental e um espaço propício para exercê-la.

Como resultado disso, hoje notamos um aumento na busca por imóveis no litoral e diversos empreendimentos têm investido em espaços de descompressão e salas zen. No entanto, outra alteração no comportamento social foi a adesão ao home office.

Agora, em um retorno à rotina, ficou notável que a maioria dos colaboradores empresariais prefere trabalhar em casa, ou o mais próximo possível dela. Isso interfere diretamente na busca por espaços e, principalmente, por escritórios que fujam de zonas tipicamente comerciais.

Dito isso, os empreendimentos mixed use surgiram buscando atender essa demanda. Se você ficou curioso para saber do que se trata esse termo e o porquê dele estar fazendo tanto sucesso no mercado, esse Adão News tem todas as respostas. 

O que são imóveis mixed use?

Empreendimentos mixed use, mistos, home & business ou simplesmente multiuso são aqueles que mesclam moradia e comércio. Embora o conceito já seja consolidado nos Estados Unidos e em vários países europeus, é uma nova tendência no Brasil.

Curiosamente, apesar de estar em alta, o conceito mixed use não é tão recente quanto parece. Na verdade, o Edifício Copan, um dos mais emblemáticos da cidade de São Paulo, é uma referência no estilo e foi inaugurado em 1966.

O projeto de Oscar Niemeyer contempla apartamentos, salas comerciais e uma grande galeria de serviços que inclui lojas, salões de beleza, lavanderias e afins. Em suma, o Copan é um espaço que oferece o necessário para suprir as necessidades do dia a dia.

Além disso, os empreendimentos mixed use possibilitam às pessoas morar e trabalhar em um mesmo lugar, o que tem sido muito almejado no atual contexto, assim como mencionamos acima.

Um grande e atual exemplo desse modelo de empreendimento é o Parque Global, um complexo residencial e comercial que vem chamando atenção pela sua dimensão e oferta de serviços, que incluem centros de inovação e saúde. 

Vantagens dos empreendimentos multiuso

De antemão, o grande atrativo dos empreendimentos multiuso é sua funcionalidade. Para os adeptos do modelo de trabalho híbrido, estar apenas a um elevador de distância do escritório é um sonho. No entanto, essa não é a única vantagem.

  1. Conveniência: embora os serviços de delivery tenham facilitado a vida de muita gente, sair de casa vez ou outra não deixa de ser imprescindível. Então, já que fazê-lo é inevitável, nos mixed use tudo está a poucos metros de distância.
  2. Otimização do tempo: a pandemia mostrou que morar e trabalhar no mesmo lugar é uma boa forma de otimizar o tempo e transformar em algo produtivo o período que antes seria gasto no deslocamento entre locais.
  3. Demanda por serviço: quem mora em um empreendimento multiuso acessa conveniências, então, quem presta serviços não lida com a falta de demanda. Logo, comprar uma sala comercial ali já vem com um público em potencial.
  4. Segurança: um Home & Business permite que profissionais que ali trabalham estendam seu atendimento por maior duração. Além da otimização do tempo, um diferencial desses empreendimentos é a infraestrutura segura e monitorada.
  5. Privacidade: uma característica importante de empreendimentos mistos é o planejamento focado na privacidade dos moradores. Dessa forma, as áreas comerciais possuem acesso próprio e não interferem na rotina dos habitantes.

Referências Home & Business

Embora empreendimentos Home & Business, até o momento, sejam mais explorados no eixo Rio-São Paulo, em Goiânia o Opus Geo 136 é uma aposta que promete tornar-se referência no estilo. 

O complexo apresenta duas propostas distintas e independentes - Opus Geo Work 136 e Opus Geo Home 136 - que compartilham um mesmo objetivo: ser o elo entre você e a cidade. A ideia é fornecer tudo o que o morador precisa de forma sofisticada e prática.

A sofisticação, por sua vez, é um detalhe importante nesse tipo de empreendimento e tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Segundo um levantamento realizado pela Brain, o mercado imobiliário de luxo cresceu 14% em janeiro e fevereiro.

De acordo com Fabio Tadeu Araújo, sócio-diretor da Brain - Inteligência Estratégica, esse resultado é reflexo do comportamento do cliente de alto poder aquisitivo que não é influenciado por fatores econômicos e prioriza conforto e sofisticação.

Luiz França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), complementa explicando que o mercado imobiliário “inovou e criou produtos que atendem a demandas de um público mais sofisticado".

França ainda constatou que “o comprador desse tipo de imóvel está em busca de conforto, localização privilegiada, segurança e todos os atributos de um residencial de padrão diferenciado”, características encontradas nos mixed use.  

E então, o que achou dos empreendimentos mistos? Para acompanhar o desenvolvimento dessa tendência no mercado imobiliário, não deixe de assinar o Adão News e nos acompanhar nas redes sociais. Até a próxima!

Fontes: Exame, WKoerich, Exame, Alliance, Valor.

Voltar